quinta-feira, 1 de junho de 2017

A estátua da Responsabilidade

“A liberdade, no entanto, não é a última palavra. 
Não é mais que parte da história e metade da verdade. 
Liberdade é apenas o aspecto negativo do fenômeno integral cujo aspecto positivo é a responsabilidade. 
Na verdade, a liberdade está em perigo de degenerar, transformando-se em mera arbitrariedade, a menos que seja vivida em termos de responsabilidade. É por esse motivo que propus a construção 
de uma Estátua da Responsabilidade na Costa Oeste dos Estados Unidos, para complementar a Estátua da Liberdade na Costa Leste”.

Viktor Frankl, no livro Em busca de sentido, 
à página 154 da 31ª edição, de 2011 da 
Editora Sinodal em parceria com a Editora Vozes.

O II Congresso de Internacional de Logoterapia aplicada à Educação tem como tema: Educar para a responsabilidade. Como símbolo, adotamos a maquete da Estátua da Responsabilidade que está sendo construída na Costa Oeste dos Estados Unidos, conforme a proposta de Frankl, logo após sua libertação dos campos de concentração nazistas¹. 

Mas o que é responsabilidade para Frankl? 
A responsabilidade é em vista da finitude, da irrepetibilidade e do “caráter de algo único” da existência humana. Cada um é responsável diante das possibilidades únicas e irrepetíveis que a vida lhe apresenta e sobre as quais tem influência, e não diante do que está fora de sua área de influência. 

Não é o homem quem deveria procurar a resposta sobre o sentido da existência, ao contrário, é a vida que pergunta ao homem, e esta pergunta somente poderá ser respondida se assumirmos nossa vida com responsabilidade, se à vida respondermos com a resposta correta, com o verdadeiro sentido de uma situação. Portanto, responsabilidade, na visão da Logoterapia, “significa uma responsabilidade para levar à realização das possibilidades, em si transitórias, de realizar valores, e, com isto, depositar algo de valor no passado, ou seja, no verdadeiro existir” (FRANKL). Refere-se a um sentido de cuja realização somos responsáveis e também a um ser diante de quem somos responsáveis.

A responsabilidade tem algo de temível e de sublime: temível, porque, a cada instante, arco com a responsabilidade pelo momento seguinte, pois todas as decisões são para toda a eternidade, já que a cada momento realizo ou desperdiço a possibilidade única que a vida me apresenta, e sublime, pois o meu futuro, e o da sociedade de certa forma, depende da decisão que eu tomo em cada instante. 

Diante de tantos desafios na vida, na educação, posso fazer diferença pela responsabilidade com que assumo o momento presente! Nossa esperança é que o encontro humano, propiciado pelo II Congresso Internacional de Logoterapia aplicado à Educação, contribua para que façamos a diferença significativa que a sociedade espera de nós.

Marina Lemos Silveira Freitas
Presidente do IECVF

¹ Maiores informações: https://youtu.be/RSeCUNycZwI; https://youtu.be/hKZ9yWRWnnE; http://statueofresponsibility.com/.